Segunda fase da “Multisport” encerra com Seminário Internacional de Natação

Terminou no passado dia 14 de Março, no Comité Olímpico de Moçambique (COM), em Maputo, a segunda e última fase da formação “Multisport” com o Seminário Internacional de Natação 2019.

O seminário subordinado ao tema “Saberes e Experiências sobre a Natação”, decorreu durante dois dias, primeiro na Faculdade de Educação Física e Desportos da UP e no segundo e último dia no COM.

O primeiro dia esteve reservado a assuntos como “Competência Aquática-Um valor Acrescentado a Educação Básica”, ministrado por António José, Presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), “Casos práticos (Centro de Alto Rendimento (CAR) de Rio Maior) – um exemplo a seguir”, ministrado pelo ex-selecionador da seleção de natação de Portugal, José Sacadura e por fim a mesa redonda subordinada ao tema “Os desafios de trabalhar em natação nas condições e infra-estruturas existentes em Moçambique” que juntou representantes da Federação Moçambicana de Natação, UP e COM.

O segundo dia que teve lugar no COM, arrancou com o painel que debateu o tema “O Papel do treinador na formação do nadador” e juntou o professor português António José em representação da Federação Portuguesa de Natação, o Presidente da Federação Moçambicana de Natação (FMN), Fernando Miguel como oradores e o Jornalista Desportivo, Renato Caldeira para moderar o painel.

O segundo painel teve como oradores, o Presidente da Associação Académica de Maputo, Engenheiro Antenor Pereira e o Presidente da Associação dos Gestores Desportivos de Moçambique, Arquitecto José Dava. O painel debateu “O dirigismo desportivo em Moçambique: Relatos de experiências” e foi moderado pelo Director Técnico da Federação de Vóleibol, Mohamed Vala.

Vicente Moura, Presidente honorário do Comité Olímpico de Portugal e orador do terceiro e último painel subordinado ao tema “Relatos de experiência sobre o Olimpismo e Dirigismo Desportivo no Desporto”, recordou aos presentes que, “Maria de Lurdes Mutola projectou Moçambique além-fronteiras”. Este painel, foi moderado pelo Secretario Geral do COM, Penalva Cézar.

Esta última fase do “Multisport”, teve como público-alvo Presidentes das Federações, Secretários Gerais, Directores Técnicos, estudantes [do desporto], treinadores de natação e Clubes de Natação.

E na primeira fase que teve lugar de 23 a 31 de Janeiro, dirigida pelo prof. Fernando Luís, ex-selecionador da Seleção de Vóleibol em Feminino de Portugal abrangeu as Federações Nacionais de Atletismo, Boxe, Canoagem, Andebol, Hóquei em Patins, Judo, Vóleibol, Taekwondo e Karaté.

You May Also Like