PRIMEIRO ENCONTRO ENTRE ESTAGIÁRIOS DO PROGRAMA DA CGF AFRICANOS E EUROPEUS OCORRE NO BOTSWANA

A última coorte do programa de estágio remunerado da Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF) – que inclui jovens líderes esportivos da Inglaterra, Ilha de Man, Moçambique, Irlanda do Norte, Tanzânia, Uganda e País de Gales – estão reunidos, entre os dias 1 e três de Fevereiro de 2018, no Botswana para dar os últimos toques aos seus projetos que irão sustentar a Associação dos Jogos da Commonwealth (CGA) anfitriã na liderança da Gold Coast 2018. Esta é a quarta entrada para o programa eqUIP regional que começou em 2014, mas o primeiro a reunir estagiários de duas regiões da Commonwealth diferentes.

A Gestora regional da CGA, Ellen Barwise, que tem vindo a fazer o acompanhamento do programa, disse que ser interessante ver “jovens com as próprias associações de Jogos da Commonwealth, como eles aprendem uns com as experiências dos outros.”
Barwise acrescentou que “os seus projectos têm suporte directo das organizações loais de cada um deles. Estão aqui diferentes países em colaboração, trabalhando e aprendendo juntos e partilhando ideias. Isto é um indicador fantástico da força que a família Commonwealth tem. E é exactamente este o objectivo da Federação dos Jogos da Commonwealth – CGF.

O presidente-executivo da CGF, David Grevemberg CBE, disse: “AFederação dos Jogos da Commonwealth aspira ser líder no desenvolvimento do desporto internacional e, por isso, estamos muito satisfeitos em anunciar a última fase do nosso programa eqUIP. Desejamos êxitos a todos os estagiários com os seus projetos, que irão agregar um enorme valor à CGA anfitriã e ao Movimento Desportivo da Commonwealth em geral “.

O programa eqUIP da CGF tem como objetivo desenvolver capacidade em CGAs através de um programa de estágio remunerado, desenvolvido em parceria com universidades locais como parte do programa de desenvolvimento global da CGF. Ele cria oportunidades mutuamente benéficas para a CGA interna e as de fora- desenvolvendo as habilidades de jovens líderes em uma organização desportiva nacional, que oferecem projetos especiais que beneficiam diretamente à CGA anfitriã.

A CGA e as universidades locais trabalham juntas para identificar os objetivos e projetos de desenvolvimento da CGA que o estagiário pode completar para ajudá-los a alcançar seus objetivos. O programa procura reforçar a capacidade da CGA em várias áreas, tais como: preparativos para jogos, relações com as partes interessadas (por exemplo, governo nacional e órgãos governamentais), marca, comunicação social, gestão e governanção.

A estagiária eqUIP africana, Deborah Namusoke, apoiou os Jogos da Commonwealth Uganda, é formada pela Universidade Kyambogo em Gestão de Esportes e Lazer em dezembro de 2017. Seu trabalho como estagiária CGA concentra-se na preparação da Equipa de Uganda para os próximos Jogos em Gold Coast 2018. Deborah considerou o encontro como “um ótimo momento para a CGA Uganda. Aprendi muito trabalhando em uma organização ostentando dinâmica – desenvolvendo minhas habilidades de eficiência, responsabilidade, confiança e priorização e respondendo a muitas tarefas dadas “.

A estagiária europeia da eqUIP, Delia Bute, que apoia os Jogos da Commonwealth naInglaterra, é um Graduada Internacional em Gestão de Turismo e Hospitalidade que se juntou ao programa eqUIP há 6 meses como parte da equipa Team Time da Time Time dos Jogos. Seu papel como Executiva de Operações de Eventos permitiu que ela utilizasse e desenvolvesse habilidades em vários projetos, como Acreditação e Visa, Kitting Out e Procurement. Delia referiu na ocasião que “Ao longo da minha experiência na Inglaterra, aprendi a valorizar e concentrar-me mais na jornada do que no objetivo final, pois muitas oportunidades de crescimento pessoal poderiam se apresentar ao longo do caminho”.