COI mantém Jogos Olímpicos para Julho a Agosto de 2020

Em vídeoconferência, na quarta-feira 18 de Março, o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, manteve a realização dos Jogos Olímpicos para 24 de Julho a 8 de Agosto do corrente ano.

Reunido com os comités olímpicos nacionais em resposta à pandemia mundial e em diferentes momentos, Bach alertou que caso o Covid-19 continue se alastrando até lá, o COI poderá recuar da decisão.

O presidente, referiu que com base nas consulstas a Organização Mundial da Saúde-OMS e outros especialistas sobre a situação, continuará a actualizar os comités olímpicos e estes, devem usar os quatro meses e meio restantes para monitorara a situação, reduzir a propagação da pandemia de acordo com as recomendações dos especialistas e garantir a proteção da saúde dos atletas.

Na mesma ocasião, Bach manifestou a solidariedade do COI com a familia olímpica e o mundo, gesto também replicado pelos comités olímpicos que apoiaram a decisão do COI de manter o evento multidesportivo e mostraram-se preocupados com o processo de qualificação dos atletas que tiveram que interroper as competições face ao advento do Covid-19.

Até ao momento para os Jogos Olímpicos, o COI conta com 57% dos atletas qualificados, faltando 43% que dependendo da evolução da pandemia Covid-19 poderão completar as provas de qualifição ou as Federações Internacionais vão socorrer-se ao sitema de qualificação por ranking.

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *