Velejadoras moçambicanas qualificam para Jogos Olímpicos

As velejadoras Deyse Nhaquile, Denise Parruque e Maria Machava qualificaram-se no mês de Fevereiro para a 32ª edição dos Jogos Olimpicos a decorrerem na cidade Japonese Tóquio.

Estas são as primeiras atletas moçambicanas a garantirem o lugar nos Jogos Olímpicos Toquio-2020. As três atletas vão representar o país nas classes 470 e Laser Radial. Deyse Nhaquile é a atleta com mais anos de competição e acumula medalhas de ouro no continente. Em 2012 conquistou uma medalha de ouro na classe Optmist na Tanzania, na África do Sul em 2013, em Marrocos em 2014, na Argélia em 2015 e em Moçambique no ano 2016.

Em outubro de 2019, Deyse Nhaquile tornou-se a primeira atleta moçambicana a garantir o apuramento para os Jogos Olímpicos na modalidade de Vela, ao conquistar o campeonato africano na classe Laser Radial, competição organizada em Argel, capital da Argélia.

A qualificação das atletas, mereceu a atenção do Presidente da República Filipe Nyusi que mostrou-se orgulhoso pela prestação das velejadoras que eleva o país nos anais do desporto mundial.

“sinto-me orgulhoso por esta proeza que vai permitir que Moçambique, na qualidade de campeão africano, represente o continente nas olimpíadas desta especialidade a decorrer este ano no Japão. Mais uma vez parabéns, Denise e Maria. Felicito ainda a velejadora Deyse Nhaquile, que foi a primeira atleta moçambicana a garantir o apuramento para os Jogos Olímpicos, ao conquistar o campeonato africano de Vela, na classe Laser Radial 420, prova realizada em Outubro último, em Argel, na Argélia”, escreveu o Presidente da República na sua página de Facebook.

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *