Presidente da ANOCA apela união na luta contra COVID-19

O Presidente da Associação de Comités Olímpicos Nacionais da África-ANOCA, Mustapha Berraf, apelou aos líderes do desporto africano a unirem esforços para enfrentar as consequências do COVID-19 no continente.

Barraf dirigiu-se aos líderes do desporto africano por meio de um comunicado elaborado no âmbito da 7ª celebração do “Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz”, comemorado a 6 de abril passado.

O presidente revelou que a crise global da saúde causada pelo novo coronavírus, abalou o mundo num período em que o continente africano preparava-se como costume para “reconhecer o papel único do desporto nas nossas sociedades e, assim, celebrar seus valores construtivos e positivos”.

O líder considera ainda que o coronavírus é “ um ceifador que perturba a paz de comunidades, populações e também do público e atletas do desporto; indo ao ponto de forçar todas as organizações desportivas continentais e globais a adiar ou cancelar competições programadas ou em andamento”.

Dado que desde a Segunda Guerra Mundial, nenhum outro evento foi capaz de mudar o calendário, ou mesmo a agenda olímpica, como essa pandemia acabou de fazer, forçando o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio e de todos os eventos relacionados, incluindo várias reuniões e torneios de qualificação.

Diante desta situação, Berraf apela a união dos líderes africanos e o silenciamento dos objectivos individuais, egos para pensar nos atletas, treinadores, líderes, promotores do desporto que encontram-se em uma encruzilhada. “Portanto, apelo a todas as organizações desportivas continentais para que se mobilizem, em um esforço para propor e encontrar, em conjunto, soluções benéficas para os atletas e seus treinadores, a fim de garantir, de certa maneira, paz interior para esses jogadores essenciais na Olimpíada Africana e movimento desportivo”.

No mesmo documento, o presidente referiu que a importância da celebração do “Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz” caracteriza-se pelo impacto do desporto na construção do desenvolvimento sustentável e da Paz.

Recorde-se que em 6 de abril de 2014, pela primeira vez, o mundo inteiro comemorou o Dia Internacional do desporto, após sua proclamação pelas Nações Unidas, a 23 de agosto de 2013, por iniciativa do Comité Olímpico Internacional (COI).

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *