Moçambique deve investir na formação da mulher para raparigas voltarem à prática do desporto

O país deve investir na formação das mulheres para que as meninas voltem a praticar o desporto e para que as outras que não estão a praticar pratiquem, defendeu Manuela Dalas durante a palestra online que teve lugar na terça-feira dia 12 de maio, no Comité Olímpico de Moçambique.

A palestra que insere-se no ciclo de palestras online da campanha “Olimpismo face à Covid-19” esteve subordinado ao tema “Educação e olimpismo: desporto, gênero e educação”.

Dalas defendeu que há necessidade de Moçambique ter “mais treinadoras, nós precisamos ter estas mulheres mais próximas das raparigas para lhes dar confiança e se manterem de forma duradoura na prática desportiva”. Para ela, é relevante sempre que se falar do desporto, pensar-se também no envolvimento das raparigas.

“Há situações em que temos meninas que se descobrem no desporto e percebem que são capazes porque foram jogar, marcar golos e enfrentar o público. O desporto também derruba barreiras, há meninas bastantes tímidas e ao iniciarem com a prática do desporto, descobrem-se e despontam para além fronteiras.”

A oradora referiu-se também a situações que tem afastado raparigas da prática desportiva, o caso das práticas culturais onde em algumas situações as meninas são colocadas para ajudarem nas tarefas domesticas. Em outros contextos, há situações de violência domestica quando a rapariga persiste com a prática do desporto, sofre assédio sexual por parte dos treinadores.

Estas situações tal como disse Manuela Dalas, são também vividas por inúmeras atletas ao redor do mundo e que podem ser minimizadas quando tiver mais mulheres a treinarem raparigas, facto que poderá tranquilizar e conquistar a confiança das famílias, que é fundamental porque por vezes, “as meninas afastam-se por falta do apoio da família, ele e fundamental para que a menina continue a praticar o desporto”.

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *