Comité Olímpico de Moçambique celebra Dia Olímpico com solidariedade

O Comité Olímpico de Moçambique celebrou no passado dia 23 de Junho o Dia Olímpico visitando e oferecendo Kit’s de produtos alimentares, de higiene e material desportivo à famílias de crianças do projecto Olympafrica em Boane e ao Infantário 1º de Maio na cidade de Maputo.

Em Boane, o Secretario Geral do COM Penalva Cézar, assumiu em nome da instituição o compromisso de apoiar cinco crianças das famílias visitadas com problemas de visão.

“Através do nosso gabinete médico vamos fazer o seguimento destes casos, para que juntamente com às famílias encontremos formas para minimizar esta situação triste”, garantiu o Secretario Geral.

No Infantário, o gestor disse ainda: “este gesto enquadra-se naquilo que são os ideais do olimpismo, onde a solidariedade social é um dos pilares, infelizmente porque estamos a atravessar este momento difícil, não podemos realizar nenhuma actividade desportiva, mas procuramos apoiar este Infantário que carece de ajuda de todos nós”.

Fora as visitas, o COM organizou uma mesa temática com o tema “Desporto, Covid-19 e pós pandemia” para celebrar o olimpismo comemorado este ano sob o lema “Move te, mexe te e descubra-se”.

O debate que também constituía o auge da campanha “Olimpismo face à Covid-19” que teve inicio a 2 de Maio último, juntou oradores como Professores Gustavo Pires de Portugal, Vilde Menezes do Brasil, Leonardo Nhantumbo e Vicente Tembe,ambos de Moçambique para reflectirem em torno do desporto no contexto da Covid-19, reflexão moderada pelo também professor moçambicano Alberto Graziano.

Veja Também