Adiados Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2022

O Comité Olímpico Internacional (COI), comunicou na sexta-feira, 17 de Julho, a decisão do adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude previstos para 2022 em Dakar, Senegal.

A decisão foi tomada na 136ª sessão do COI onde também acordou-se que o evento passa para 2026 de acordo com o documento enviado aos Comités Olímpicos Nacionais (CONs) e as Federações Internacionais Olímpicas pelo COI.

“Como podem perceber, a 136ª sessão do COI confirmou hoje a decisão de adiar os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2022 para 2026. A proposta de adiar esses Jogos Olímpicos da Juventude de verão foi feita pelos nossos parceiros e amigos senegaleses e bem-vinda pelo COI” avança o escrito.

Ainda segundo a mesma fonte, o adimento do evento vai permitir “que todos nós, o COI, os Comités Olímpicos Nacionais e as Federações Internacionais equilibremos melhor as nossas actividades”.

Ciente do impacto que o adiamento do evento poderá causar, o COI vai continuar a oferecer a todas as Federações Internacionais e Associações Continentais dos Comités Olímpicos Nacionais, todo o conteúdo dos programas educacionais dos Jogos Olímpicos da Juventude.

O COI garate ainda no mesmo documento, o contínuo apoio aos programas de desenvolvimento de jovens dos CONs por meio da Solidariedade Olímpica.

Por sua vez, a Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ANOCA) por intermédio do seu presidente Mustapha Berraf, mostrou-se a favor do adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude dado ao contexto actual da urgência da crise global da saúde.

“Esta terrível pandemia, Covid-19, está a ter consequências desastrosas em todo o planeta e não faltaremos ao dever de demonstrar nossa solidariedade e fraternidade com nossas comunidades desportivas. Oremos a Deus para nos ajudar e nos proteger para que juntos possamos enfrentar a tempestade”, disse Berraf. A fonte, recordou ainda que a comunidade mundial deve gratidão aos trabalhadores da saúde que trabalham incansavelmente na linha de frente para salvar vidas e se expor à doença.

Mustapha Berraf partilhou também que, a ANOCA está totalmente comprometida em participar e apoiar o grande evento de jovens da África e do mundo (Jogos Olímpicos da Juventude).

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *