COM planifica acções para os próximos dois quadriénios

O Comité Olímpico de Moçambique (COM) iniciou juntamente com as federações nacionais, no dia 31 de Julho, na sua sede, o processo de elaboração do Plano Estratégico 2021-2028.

Com a acção, o COM pretende aprimorar, melhorar e instituir uma abordagem coordenada sobre os diferentes projectos e programas como forma de assegurar que os objectivos e estratégias adoptadas para o Ciclo 2021 a 2028 sejam realizáveis.

Para o Secretrário-geral do COM, Penalva Cézar, “este trabalho que iniciamos hoje e que envolvemos as federações nacionais olimpicas, visa a elaboração do Plano Estratégico para os próximos dois quadriénios”.

“Nós achamos que é muito importante que as federações estejam presente desde o princípio, uma vez que a nossa actividade como Comité Olímpico e Moçambique, centra-se nas acções das federações nacionais. Pretendemos que o conjunto das actividades e realizações que vão compreender o Plano Estratégico, venham das federações porque elas são os princimpais intervenientes”, acrescentou Cézar.

O Secretário-geral, referiu ainda que, ninguém melhor que as federações conhecem as necessidades e planificações das actividades consideradas importantes e prioritarias para os próximos oito anos.

“O que pretendemos é que as nossas acções sejam programadas, projectadas e que estejam inseridas num plano em que todos nós estejemos de acordo para sabermos quais são as nossas prioridades e que actividades devemos desenvolver para evitar que as mesmas sejam realizadas sem o nosso conhecimento (COM). Queremos organizar isto da melhor forma possível para que não sejemos surpreendidos”, finalizou o gestor.

A elaboração do documento que vai integrar as actividades dos próximos dois quadriénios, está previsto para três momentos, onde o Retiro (evento que teve lugar no dia 31 de Julho) que juntou o COM e as federações nacionais foi o ponto de partida. O segundo encontro teve lugar na primeira semana de Agosto onde os técnicos do COM reuniram-se para harmonizarem as ideias colhidas das federações no primeiro encontro. A terceira e última fase, está prevista para o dia 17 de Agosto, onde o COM vai apresentar o documento as federações nacionais.

O Plano Estratégico 2021-2028, está a ser elaborado no quadro das Reformas do COM e do compromisso da contínua necessidade de garantir a implementação e desenvolvimento das suas actividades.

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *