COM e Federações reúnem-se de olhos virados para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028

COM e Federações reúnem-se de olhos virados para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028

O Comité Olímpico de Moçambique e as Federações Nacionais reuniram-se hoje, na cidade da Matola, em um Seminário de Planificação com o objectivo de alinhar estratégias rumo à qualificação de atletas e equipas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

No encontro foram apresentadas as diversas oportunidades oferecidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI), através da Solidariedade Olímpica (SO), para o apoio a atletas, às federações e promoção dos valores olímpicos.

Foi ainda esclarecido o processo de seleção dos bolseiros olímpicos, bem como a forma correta de utilização e justificação dos apoios financeiros recebidos. As federações passam, a partir da data do evento, a dispor de 10 dias para apresentarem as justificações após a realização de cada actividade financiada pela SO através do COM.

Na ocasião, o vice-presidente do Comité Olímpico de Moçambique Francisco Mabjaia, recordou que, “estamos neste momento a iniciar o caminho para Los Angeles e este caminho deve ser melhor que o caminho que levou-nos a Paris, a Tóquio, ao Rio de Janeiro… porque queremos levar mais atletas qualificados”.

Mabjaia disse ainda aos presentes que, a razão da existência do COM é o movimento associativo desportivo, por isto, “apelamos à união porque se estivermos todos unidos estaremos mais fortes. A causa da nossa luta é a mesma”, elevar o desporto moçambicano.

Estiveram também no evento, a Directora do Fundo de Promoção Desportiva a representar o Ministério da Juventude e Desporto e representantes do Instituto Médio de Educação Física e Desporto (IMEFD).

 

Celebrações do Bastão do Rei encerram em Boane

Depois de vários dias de intensa celebração na cidade de Maputo, o Bastão do Rei encerrou hoje o seu percurso em Moçambique, com destaque para a sua passagem pela província de Maputo.

A última etapa decorreu em Boane, tendo como porta de saída a Casa do Gaiato. O percurso iniciou-se na cidade da Matola, com uma paragem no Município da Matola Rio, onde o Bastão foi recebido pelo chefe do posto e por alunos da Escola Secundária Filipe Nyusi. Seguiu-se uma paragem no mercado da Vila de Boane, de onde avançou para o Conselho Municipal, onde foi recebido pela edil de Boane e por vários funcionários da edilidade.

Posteriormente, o Bastão foi conduzido ao Governo Provincial de Maputo, onde foi recebido pelo Secretário Permanente e funcionários. Daí, rumou ao Centro Olympafrica, onde permaneceu por mais de 30 minutos, num momento cultural que incluiu apresentações à comunidade de Mabanja.

A jornada culminou na Casa do Gaiato, onde o Bastão foi apresentado aos alunos da Escola Comunitária da Casa do Gaiato e aos professores, assinalando o encerramento oficial das celebrações em Moçambique e passando o testemunho para as Maurícias.

COM apresenta Bastão do Rei decorado no segundo dia das celebrações

O Comité Olímpico de Moçambique (COM) apresentou hoje, segundo dia das celebrações do King’s Baton Relay em Moçambique, o Bastão do Rei decorado pelos estudantes e professores da Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV).

O evento teve lugar no Ministério da Juventude e Desporto, onde o Secretário-geral do COM, Penalva Cézar, explicou o significado da celebração do Bastão do Rei e da sua passagem em Moçambique.

“O artefacto que vamos apresentar aqui hoje, é a réplica do Bastão real e foi decorado pelos estudantes do ENAV e seus professores. O que estamos a testemunhar hoje, é o arranque [oficial] das actividades porque o Bastão vai ser apresentando em diversos lugares da sociedade moçambicana” disse o gestor.

Cézar esclareceu ainda que foi escolhida a cidade de Maputo e província de Maputo para as celebrações porque os dias disponibilizados para o efeito “não nos permitem realizar em todo o país, mas é um simbolismo do que tem estado a acontecer em todo o mundo.  Depois da sua apresentação, o Bastão será levado a Escócia, cidade de Glasgow onde os 74 Bastões serão expostos no dia 25 de Junho”, dia do evento de abertura dos jogos.

Por sua vez a Directora do Fundo de Promoção Desportiva (FPD) Silva Afonso em representação do Ministro da Juventude e Desporto, recordou que o país tem um histórico de participação nos Jogos da Commonwealth, por isto, “… é uma honra voltar a fazer parte do evento e acolher esta cerimónia da passagem de testemunho que representa a união e confraternização entre os povos”.

Para a directora, os jogos são uma oportunidade de passagem de testemunho para jovens moçambicanos que vão colher diferentes experiências em diferentes campos sociais.

Já o Alto Comissario Britânico-adjunto, Dominic Ashton reforçou que, “o bastão decorado pelos estudantes e professores da Escola Nacional de Artes Visuais, representa mais do que um orgulho nacional, convida-nos a agir, a envolver jovens, valorizar a cultura e a cuidar do nosso planeta”.

Ashton falou também da importância do casamento entre as actividades desportivas e de conservação do meio ambiente que para ele, prova “…como o desporto, juventude e o clima caminham lado a lado”.

 

Decoração do King’s Baton Relay marca arranque das celebrações em Moçambique

Decoração do King’s Baton Relay marca arranque das celebrações em Moçambique

Arrancaram hoje, as celebrações do King’s Baton Relay em Moçambique, com a decoração do Bastão com símbolos da identidade cultural moçambicana, numa actividade protagonizada por professores e estudantes da Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV).

As festividades no país, asseguradas pelo Comité Olímpico de Moçambique (COM) e pela Commonwealth Games Association Mozambique (CGA Mozambique), fazem parte de uma tradição histórica que mobiliza comunidades da Commonwealth na preparação para os Jogos da Commonwealth Glasgow 2026.

A iniciativa insere-se na jornada global lançada pelo Rei Charles III, em Março, no Palácio de Buckingham, que também marcou o início oficial da contagem regressiva para os jogos.

O evento assume este ano um significado especial, ao associar-se à campanha “Plásticos Oceanos Limpos”, uma causa da Commonwealth que alerta para os desafios ambientais e a preservação da vida marinha. Em Moçambique, as celebrações decorrem até sexta-feira, 5 de Setembro, com um programa que inclui, no dia 3 de Setembro, a recepção oficial do Bastão pelo Ministro da Juventude e Desporto, seguida de visitas à Escola Secundária Francisco Manyanga, ao Mercado Central de Maputo e à Feira de Artesanato de Maputo.

Moçambique é o 12.º país africano a integrar esta rota, que teve início a 15 de Junho na Zâmbia. O percurso mundial do King’s Baton Relay está dividido em cinco regiões: América (27 de Março a 6 de Maio), África (15 de Junho a 24 de Outubro), Ásia (25 de Outubro a 21 de Dezembro), Oceânia (7 de Janeiro a 26 de Março) e Europa (8 de Maio a 23 de Julho), culminando na cerimónia de abertura dos Jogos da Commonwealth Glasgow 2026, a 23 de julho.