Skip to content

ACADEMIA OLÍMPICA DE MOÇAMBIQUE

A Academia Olímpica de Moçambique foi criada um tempo depois da fundação do Comité Olímpico de Moçambique, em resposta a carta olimpica que determina que todos os comités olímpicos no mundo, devem ter uma academia olímpica e outras comissões de trabalho.

Os objectivos da academia olímpica subscrevem-se na realização de estudos em torno do olimpismo, divulgar os ideias olimpicos, a excelência, o respeito e amizade sobre tudo no meio juvenil através da promoção e desenvolvimento de acções das mais diversas formas, bem como a definição e a aplicação na prática num quadro ético, geralmente baseado nos princípios e valores estabelecidos na carta olimpica.

Cabe ainda a Academia Olímpica de Moçambique, a divulgação dos princípios do espírito desportivo, ou seja, o fair play, entre todos os agentes desportivos e a promoção que vise a sua observância em comissões desportivas.

Anualmente a academia olimpica tal como outras comissões que integram o COM, tem programado actividades com o objectivo de cumprir com o seu papel, promover os valores olimpicos. Dentre as actividades estão: as festividades do Dia Olímpico celebrado anualmente, palestras, workshops, cursos direcionados aos desportistas, instituições do ensino nos seus diversos níveis e a sociedade no geral.

As mesmas actividades são levadas a cabo em todo o país em coordenação com o Comité Olímpico de Moçambique e em parceria com as associações desportivas provinciais e o governo local.

Presidente

Alberto Graziano

Por delegação de seu respectivo Comitê Olímpico, e com seu apoio, as Academias Olímpicas Nacionais cumprem a missão fundamental que é de responsabilidade dos Comitês Olímpicos Nacionais e que é estabelecida na Carta Olímpica na regra 31.2.1 como segue: “Dar a conhecer os princípios fundamentais do Olimpismo a nível nacional, no âmbito do sistema de atividades desportivas, e também contribuir, entre outras coisas, para a divulgação do Olimpismo nos programas de ensino da Educação Física e do Desporto em escolas e universidades ”.

São também a Academia Olímpica Internacional e as Academias Olímpicas Nacionais, as únicas organizações dedicadas à pedagogia e educação olímpica, oficialmente incluídas na Carta Olímpica.

Tab Content

ESTRUTURA E MEMBROS DA ACADEMIA

Olympic Academy (3)
Presidente (1)
Alberto Graziano 2017-03-07
Members (2)
Angelica Manhiça 2017-03-07
Manuela Dalas 2017-03-07

ORGANISMOS RELACIONADOS

1989

FUNCAÇÃO DA AOM

6

Nº de MEMBROS DA AOM

PARCEIROS

X