COM apresenta Bastão do Rei decorado no segundo dia das celebrações

O Comité Olímpico de Moçambique (COM) apresentou hoje, segundo dia das celebrações do King’s Baton Relay em Moçambique, o Bastão do Rei decorado pelos estudantes e professores da Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV).

O evento teve lugar no Ministério da Juventude e Desporto, onde o Secretário-geral do COM, Penalva Cézar, explicou o significado da celebração do Bastão do Rei e da sua passagem em Moçambique.

“O artefacto que vamos apresentar aqui hoje, é a réplica do Bastão real e foi decorado pelos estudantes do ENAV e seus professores. O que estamos a testemunhar hoje, é o arranque [oficial] das actividades porque o Bastão vai ser apresentando em diversos lugares da sociedade moçambicana” disse o gestor.

Cézar esclareceu ainda que foi escolhida a cidade de Maputo e província de Maputo para as celebrações porque os dias disponibilizados para o efeito “não nos permitem realizar em todo o país, mas é um simbolismo do que tem estado a acontecer em todo o mundo.  Depois da sua apresentação, o Bastão será levado a Escócia, cidade de Glasgow onde os 74 Bastões serão expostos no dia 25 de Junho”, dia do evento de abertura dos jogos.

Por sua vez a Directora do Fundo de Promoção Desportiva (FPD) Silva Afonso em representação do Ministro da Juventude e Desporto, recordou que o país tem um histórico de participação nos Jogos da Commonwealth, por isto, “… é uma honra voltar a fazer parte do evento e acolher esta cerimónia da passagem de testemunho que representa a união e confraternização entre os povos”.

Para a directora, os jogos são uma oportunidade de passagem de testemunho para jovens moçambicanos que vão colher diferentes experiências em diferentes campos sociais.

Já o Alto Comissario Britânico-adjunto, Dominic Ashton reforçou que, “o bastão decorado pelos estudantes e professores da Escola Nacional de Artes Visuais, representa mais do que um orgulho nacional, convida-nos a agir, a envolver jovens, valorizar a cultura e a cuidar do nosso planeta”.

Ashton falou também da importância do casamento entre as actividades desportivas e de conservação do meio ambiente que para ele, prova “…como o desporto, juventude e o clima caminham lado a lado”.

 

Recommended Posts