
O Comité Olímpico de Moçambique assinou na segunda-feira, 29 de Junho, um acordo de atribuição de bolsas de preparação olímpica, com as atletas Alcinda Panguane de Boxe, Denise Parruque e Maria Machava da Vela, todas qualificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Durante a assinatura do acordo, o secretário-geral do COM Penalva Cézar, explicou que as atletas beneficiam da bolsa pelo facto de terem conseguido alcançar um dos requisitos exigidos para beneficiarem se da mesma, a qualificação para os Jogos Olímpicos.
O acordo entrou em funcionamento a partir do momento da sua assinatura e as atletas, passam a ganhar USD750 por mês para garantirem uma prestação positiva durante as olimpíadas. A quantia será disponibilizada de quatro em quatro meses, mediante a apresentação do relatório técnico das actividades desenvolvidas a partir da data da assinatura do acordo.
O relatório tal como deu a conhecer Penalva Cézar, deve ser elaborado pelo treinador de cada atleta, assinado pelo presidente ou secretário-geral da federação correspondente e submetido ao COM para a sua avaliação. E o valor correspondente aos quatro meses seguinte, só será disponibilizado mediante a aprovação do relatório das actividades dos quatro meses anteriores.
Por sua vez, as atletas mostraram se satisfeitas pela atribuição das bolsas e comprometeram-se a continuarem a trabalhar de forma árdua para manterem a bolsa e continuarem a içar a bandeira nacional além-fronteiras.