
Arrancaram hoje, as celebrações do King’s Baton Relay em Moçambique, com a decoração do Bastão com símbolos da identidade cultural moçambicana, numa actividade protagonizada por professores e estudantes da Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV).
As festividades no país, asseguradas pelo Comité Olímpico de Moçambique (COM) e pela Commonwealth Games Association Mozambique (CGA Mozambique), fazem parte de uma tradição histórica que mobiliza comunidades da Commonwealth na preparação para os Jogos da Commonwealth Glasgow 2026.
A iniciativa insere-se na jornada global lançada pelo Rei Charles III, em Março, no Palácio de Buckingham, que também marcou o início oficial da contagem regressiva para os jogos.
O evento assume este ano um significado especial, ao associar-se à campanha “Plásticos Oceanos Limpos”, uma causa da Commonwealth que alerta para os desafios ambientais e a preservação da vida marinha. Em Moçambique, as celebrações decorrem até sexta-feira, 5 de Setembro, com um programa que inclui, no dia 3 de Setembro, a recepção oficial do Bastão pelo Ministro da Juventude e Desporto, seguida de visitas à Escola Secundária Francisco Manyanga, ao Mercado Central de Maputo e à Feira de Artesanato de Maputo.
Moçambique é o 12.º país africano a integrar esta rota, que teve início a 15 de Junho na Zâmbia. O percurso mundial do King’s Baton Relay está dividido em cinco regiões: América (27 de Março a 6 de Maio), África (15 de Junho a 24 de Outubro), Ásia (25 de Outubro a 21 de Dezembro), Oceânia (7 de Janeiro a 26 de Março) e Europa (8 de Maio a 23 de Julho), culminando na cerimónia de abertura dos Jogos da Commonwealth Glasgow 2026, a 23 de julho.