Decoração do King’s Baton Relay marca arranque das celebrações em Moçambique

Decoração do King’s Baton Relay marca arranque das celebrações em Moçambique

Arrancaram hoje, as celebrações do King’s Baton Relay em Moçambique, com a decoração do Bastão com símbolos da identidade cultural moçambicana, numa actividade protagonizada por professores e estudantes da Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV).

As festividades no país, asseguradas pelo Comité Olímpico de Moçambique (COM) e pela Commonwealth Games Association Mozambique (CGA Mozambique), fazem parte de uma tradição histórica que mobiliza comunidades da Commonwealth na preparação para os Jogos da Commonwealth Glasgow 2026.

A iniciativa insere-se na jornada global lançada pelo Rei Charles III, em Março, no Palácio de Buckingham, que também marcou o início oficial da contagem regressiva para os jogos.

O evento assume este ano um significado especial, ao associar-se à campanha “Plásticos Oceanos Limpos”, uma causa da Commonwealth que alerta para os desafios ambientais e a preservação da vida marinha. Em Moçambique, as celebrações decorrem até sexta-feira, 5 de Setembro, com um programa que inclui, no dia 3 de Setembro, a recepção oficial do Bastão pelo Ministro da Juventude e Desporto, seguida de visitas à Escola Secundária Francisco Manyanga, ao Mercado Central de Maputo e à Feira de Artesanato de Maputo.

Moçambique é o 12.º país africano a integrar esta rota, que teve início a 15 de Junho na Zâmbia. O percurso mundial do King’s Baton Relay está dividido em cinco regiões: América (27 de Março a 6 de Maio), África (15 de Junho a 24 de Outubro), Ásia (25 de Outubro a 21 de Dezembro), Oceânia (7 de Janeiro a 26 de Março) e Europa (8 de Maio a 23 de Julho), culminando na cerimónia de abertura dos Jogos da Commonwealth Glasgow 2026, a 23 de julho.

 

Recommended Posts